-
Arquitetos: Cumulus Studio
- Ano: 2020
-
Fotografias:Anjie Blair, Rob Burnett, Peter Walker
-
Fabricantes: Kone, Laminex, Locker Group Pty. Ltd., McKay Timber, Mortlock TImber Group, R.A. Jones & Co, Structuur Pty Ltd, The Bunker, Viridian, Woven Image
Descrição enviada pela equipe de projeto. Formas geométricas agudas abrigam um interior que remete a uma caverna. O Centro de Visitantes Cradle Mountain é um volume de contrastes. É imponente, mas harmonioso. É uma interpretação abstrata da natureza. E é moderno com uma correção desenraizada no tempo. O mais surpreendente de tudo, talvez, é como o exterior cru se desdobra em um forro de madeira aconchegante e delicado.
Com florestas tropicais selvagens, paisagens montanhosas e animais exóticos como o diabo-da-Tasmânia, não é nenhuma surpresa que a Cradle Mountain atraia um número crescente de visitantes. Mas como é possível criar uma experiência significativa para o visitante em uma área que nunca teve a intenção de acomodar esse número de pessoas? O Centro de Visitantes é o primeiro grande empreendimento para reimaginar a experiência icônica da Cradle Mountain.
O Centro de Visitantes oferece calorosas boas-vindas para refletir tanto a sensação de antecipação na chegada quanto a distinta geologia da Cradle Mountain. O volume escultural inspirado na natureza inclui um espaço de informações, uma base de serviços comerciais, um abrigo para ônibus e um centro de transporte público. A cada passo, buscamos homenagear a importância e a sensibilidade deste parque nacional de renome mundial.
Materiais para espelhar a natureza. Projetamos os volumes para que pareçam firmes, como se escavados em uma rocha sólida por uma geleira. A forma da tela faz referência à geologia angular do local, convidando os visitantes a um interior de madeira semelhante a uma caverna. A escolha da madeira para o interior teve a ver com a poética e qualidades do local. Como a madeira é natural, os visitantes se sentem conectados com a natureza evocando uma resposta que outros materiais não oferecem.
Impacto medido de turistas. O projeto exigia uma compreensão profunda dos movimentos dos visitantes no local. Era necessário equilibrar o número máximo e médio de visitantes e ser convidativo em ambos os casos. Nossa estratégia de localização intuitiva cria um fluxo para guiar sutilmente os visitantes enquanto eles interagem com a interpretação do terreno e as outras informações. Usamos uma hierarquia de espaço que organiza os serviços, mas permite que o cenário natural surpreendente se destaque.
Nenhuma montanha é alta o suficiente. O Centro de Visitantes passou por muitas iterações conforme mais interessados viram o potencial do projeto. Mas estamos orgulhosos da essência e os objetivos norteadores permaneceram constantes o tempo todo, mesmo quando outros aspectos mudaram em torno deles. É uma sensação e tanto andar dentro da caverna esculpida de madeira, uma joia completamente inesperada dentro do edifício. Embora a geometria complexa do volume triangulado de madeira tenha se mostrado um desafio técnico, é ainda mais satisfatório admirá-lo agora, sabendo o trabalho árduo envolvido.